Home » Mensagens

A paga do orgulho

Enviado por on 06/12/2012 – 08:12
Reprodução

Passa despercebido daquele que se compraz na egolatria, mas o preço que lhe custa o orgulho e o excesso de amor próprio é a própria paz.

Cada criatura de Deus possui seu valor e sua posição na Criação. O orgulho, porém, faz com que o Ego desenhe para si próprio um reflexo maior do que ele realmente é.

A infelicidade surge quando o orgulhoso nota que o mundo exterior não lhe retorna as regalias que ele pensa fazer jus. Em vez de notar o engano e ajustar a imagem que faz de si mesmo, o orgulhoso sente-se profundamente injustiçado. E como vê fora de si a origem de sua infelicidade, busca também fora de si a solução —eis a origem de nefandos processos de compensação, que se voltam para o materialismo e o consumismo exacerbados ou então para deslocamentos psíquicos como a carência, a depressão ou a atitude da vítima.

O discípulo sincero do Evangelho precisa estar sempre vigilante em relação ao orgulho. Seu antídoto, como nos ensinou nosso Mestre de Nazaré, é a humildade. Quando deu o exemplo daquele que buscava os últimos lugares quando convidado ao banquete, era da humildade que Jesus falava.

O ser humilde é sempre feliz, em qualquer lance de sua evolução, porque cumpre com as oportunidades do dia e, ao deitar sua cabeça sobre o travesseiro, encontra sua consciência sorridente, apesar de qualquer esforço. E com a fé racional, sua certeza só aumenta, porque sabe que Deus Nosso Pai só enviará a ele situações que ele pode superar para seu crescimento e auxílio de todos quantos lhe cercam.

Nem mais, nem menos. Mas a medida exata para o melhor aproveitamento. Assim é o Deus Consolador que o Mundo de Regeneração fará nascer em nossos corações.

Na trilha da humildade seremos capazes de banir de nossos comportamentos o culto à personalidade e, por fim, conquistar a tão sonhada paz ao redor de nossos passos.

Com Deus, Cristo e Caridade,

Allan Kardec/Chico Xavier (Espírito)

Mensagem psicodigitada pelo médium Francisco Madureira em reunião mediúnica em São Paulo em 14/08/2012.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: