Doutrina Espírita confirma Jesus como criador do planeta Terra

Reprodução

Decidimos trazer referências rápidas, porém importantes, sobre o fato de ser Jesus Cristo o criador de nosso planeta por sugestão de nosso leitor Rodrigo, que enviou sua dúvida após a leitura do artigo “Espiritismo vs. Teosofia: os mitos que nos afastam de Deus“.

A Codificação de Allan Kardec, base da Doutrina Espírita, traz importantes informações sobre o tema. É importante, porém, ir além de “O Livro dos Espíritos” ou de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, obras que acabam sendo mais estudadas pela maioria dos adeptos e simpatizantes da Doutrina.

Para comprovar que Jesus foi, sem dúvida, o Espírito perfeito encarregado por Deus pela construção do orbe terrestre, vamos começar recorrendo a “A Gênese”, capítulo 15, item 1, em que Kardec analisa a natureza do Cristo:

“Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual, do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível. (…). Agiria como médium nas curas que operava? Poder-se-á considerá-lo poderoso médium curador? Não, porquanto o médium é um intermediário, um instrumento de que se servem os Espíritos desencarnados e o Cristo não precisava de assistência, pois que era ele quem assistia os outros. (…) Que Espírito, ao demais, ousaria insuflar-lhe seus próprios pensamentos e encarregá-lo de os transmitir? Se algum influxo estranho recebia, esse só de Deus lhe poderia vir. Segundo definição dada por um Espírito, ele era médium de Deus.”

Como “médium de Deus”, Cristo é alguém que tem contato direto com o Criador, e cuja missão, portanto, é auxiliar o Pai na concretização de seus planos para a Terra e todos os que nela habitam. Fica claro, portanto, que Jesus é o Cristo, e não médium do Cristo.

Em seguida, fala-nos Emmanuel, no livro “A Caminho da Luz”, que Jesus faz parte da comunidade de Espíritos perfeitos que coordenam a evolução de todos os orbes do Sistema Solar. Lê-se no capítulo 1:

“Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.”

Em seguida, Emmanuel discorre sobre os primeiros tempos de nosso planeta, contando sobre a formação da nebulosa terrestre, em que a matéria terrestre, ainda incandescente, formava uma espécie de laboratório para a edificação da futura escola hoje habitada por nós, Espíritos encarnados. E fala sobre a criação da Lua:

“Nessa computação de valores cósmicos em que laboram os operários da espiritualidade sob a orientação misericordiosa do Cristo, delibera-se a formação do satélite terrestre. O programa de trabalhos a realizar-se no mundo requeria o concurso da Lua, nos seus mais íntimos detalhes.”

Aqui Emmanuel deixa claro que todo o trabalho de criação da Terra esteve sob a supervisão de Jesus. Mas quando fala da solidificação da matéria é que o autor espiritual, pelas mãos de Chico Xavier, deixa claro que Jesus, com certeza, colocou “a mão na massa”:

“Formam-se os primitivos oceanos, onde a água tépida sofre pressão difícil de descrever-se. A atmosfera está carregada de vapores aquosos e as grandes tempestades varrem, em todas as direções, a superfície do planeta, mas sobre a Terra o caos fica dominado como por encanto. As paisagens aclaram-se, fixando a luz solar que se projeta nesse novo teatro de evolução e vida. As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de confusão dos elementos físicos da organização planetária.

Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir-se em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galáctico.

Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do porvir. (…) Definiu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.”

Os grifos são nossos, para destacar os trechos de Emmanuel que confirmam ser Jesus o “divino escultor”. E o autor espiritual continua, no capítulo 2, falando sobre o papel de Jesus na construção do planeta: “Sob a orientação misericordiosa e sábia do Cristo, laboravam na Terra numerosas assembleias de operários espirituais.” E assim por diante.

Acreditamos que, tanto quanto a Codificação de Allan Kardec, a obra de Chico Xavier constitui a continuidade da Revelação Espírita, e possui grande credibilidade para que possamos afirmar, sem sombra de dúvidas, Jesus é o Espírito puro responsável, perante o Pai, pela construção e evolução do orbe terrestre.

O próprio Cristo conta isso a João, de maneira velada, no livro do Apocalipse (22:13): “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.” A compreensão da evolução dos orbes que a Ciência e a Doutrina Espírita nos trazem facilita muito a compreensão das palavras de Jesus. Ele é o primeiro, aquele que iniciou todo o processo de criação da Terra junto da Comunidade de Espíritos Perfeitos que rege o Sistema Solar. Ele deu início à jornada do planeta na Criação, e por ser o último é o responsável por toda a evolução do orbe, auxiliando a criar as condições para a evolução de todos aqueles que aqui habitam.

A visão mitológica que as religiões criaram sobre Deus e Jesus faz com que os enxerguemos distantes de nós, praticamente inatingíveis. Porém, a nova fase da Revelação Espírita vai restabelecer, com o Mundo de Regeneração, a verdadeira proximidade entre o Criador e suas criaturas.

Vamos deixar de ver os Espíritos perfeitos como seres intocáveis —exatamente por sua condição evolutiva, eles são os que mais perto de nós estão, inspirando bons pensamentos, criando condições de aprendizado e trabalho no bem. Assim não fosse, Jesus nem sequer teria encarnado. E estando aqui, teria evitado as pessoas que tinham problemas: sendo que ele fez o contrário, e era inclusive criticado pelos fariseus por se aproximar de “pessoas impuras”. Como dizia Jesus, “os sãos não precisam de médico”. Ousamos emendar sobre a afirmação do querido Mestre, dizendo que “os sãos também não precisam de médium”. 😉

Este é o verdadeiro Jesus. Depois de Deus, nosso melhor amigo. O Espírito que ajudou a criar o planeta em que vivemos, mas encarnou para ombrear conosco e nos inspirar a resolver nossas dificuldades. Alguém que nunca nos criticaria, nem julgaria (lembre-se: ele também não atirou pedras à mulher adúltera; antes disso pacificou a situação, confortou-a e indicou o caminho certo). Para ele podemos contar todos os nossos problemas e dificuldades, e com ele podemos contar, sempre, como confidente e parceiro. Alfa e ômega, estará conosco para sempre, mesmo depois que, por nosso esforço, tenhamos descoberto novos planos evolutivos —afinal, a imensa gratidão que sempre teremos por ele nos ligará eternamente, pelos laços do Amor.

27 comentários

  1. Entendo o “por a mão na massa” como sendo um magnífico magnetizador soltando raios luminosos e literalmente moldando nosso planeta. Assim como quando veio ao Planeta em forma corpórea e mencionou: Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível. (Mateus, XVII: 14-19)

  2. Quem disse que Jesus era o médium de Deus???????? Quem disse que Jesus é um espirito puro?????? Quem disse que \jesus construiu a terra??? Gente vamos estudar e parar de ser misticos catolicos. Doutrina espirita é outra coisa.

    1. Caro Flávio,

      Se você leu o artigo, notou as referências das informações, e numa delas o próprio Allan Kardec analisa na Obra “A Gênese” (Obra da codificação) sobre Jesus apontando-o como MÉDIUM de Deus.

      Na revista espírita de 1868 – Os Messias do Espiritismo, esclarece sobre as condições elementares que um espírito como Jesus deve ter.

      Mas, se você entende que Jesus é um espírito que não atingiu a perfeição e portanto pode errar, nada podemos acrescentar a não ser respeitar o seu entendimento.

      Um abraço
      Equipe do Blog

    1. Caro Mário,

      O espírito tem uma certa quantidade de aprendizado dentro do nosso plano de evolução na matéria física (Plano Físico), todo esse aprendizado é feito em conjunto com o Plano Etérico, dada as condições de ser o nosso planeta um planeta de “expiação e provas”, ou como dizemos aqui no Blog: Reeducandário.

      A necessidade do Plano Etérico é de nos dar condições de termos o Umbral e as Trevas para começarmos a nos corrigir, caso tenhamos cometido erros mais sérios.

      Para quem não cometeu erros tão sérios, ao desencarnarmos, vamos diretamente para casas de transições, ou mesmo cidades espirituais como é o caso de Nosso Lar e Alvorada Nova, aqui próximo de São Vicente/SP. E, é claro, inúmeras outras cidades espirituais que estão no plano evolutivo que chamamos de Astral Básico.

      Depois vem o Astral Médio, para espíritos em melhor condição evolutiva; Astral Superior, para espíritos de melhores condições evolutivas ainda e, finalmente, o Plano Mental.

      Portanto, se você tivesse uma visão da Terra com a capacidade de enxergar todos esses planos, você veria que nossa Terra é bem maior do que podemos ver aqui no Plano Físico.

      Isso tudo, meu caro, para que tenhamos condições, se quisermos, de completar nossa evolução até chegar à perfeição em nosso próprio planeta.

      Esperamos ter auxiliado no esclarecimento de sua dúvida e, caso tenha ficado alguma dúvida ainda, lembre-se de entrar em contato conosco novamente.

      Um grande abraço,
      Equipe do Blog.

  3. Essa parte que ele se refere a Alfa e ômega o “principio e o fim” é da terra ? pois nosso esprito não é eterno como já foi amplamente difundido! podem me esclarecer?

    1. Olá caro Mário, agradecemos por enviar suas dúvidas ao blog.

      É preciso entender nesse texto a tradução do médium, o verdadeiro sentido destas palavras é que:

      – Como Alpha, Jesus iniciou a formação da Terra;
      – E, como Omega, ele estará entre nós até que a Terra se desfaça.

      Você está absolutamente correto ao dizer que o espírito é eterno.

      Um grande abraço,
      Equipe do Blog

  4. Olá equipe do blog,
    nesta parte do Alpha e ômega, não concordo; minha leitura e interpretação é que jesus está falando de DEUS(o principio e fim) e não dele próprio. abraço a todos

    1. Caro Lourival:

      Na última resposta que há no artigo, há uma resposta sucinta. Procure ler.
      Não há referência ali, no artigo, relacionadas a Deus, mas ao fato de ser Jesus o “construtor” do planeta Terra, portanto estar ele Jesus no início da existência de nossa Terra .
      ou Alfa. Na certeza da presença do Mestre junto ao nosso mundo, até o seu fim, Jesus é denominado por isso como omega.
      Um grande abraço da,
      Equipe do blog.

    2. Bom dia, irmão. Vamos falar um pouco da Bíblia. Em 1 João 1:4, diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”.

      E ainda continuando, do versículo 9 ao 11 “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

      10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

      11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu”.

      Espero ter podido te ajudar a se esclarecer.

      Abraços fraternos.

      1. Elvira,

        Apenas lembramos que Jesus falou sobre si para João Evangelista, que ele é o responsável pela criação do planeta Terra, e após a sua duração por bilhões de anos ele, o planeta, será atraído pelo Sol destruído, este processo já foi explicado pelos astrônomos da atualidade.

        E Jesus vai acompanhar esta ocorrência até o seu fim. Toda matéria tem uma duração e por mais longa que seja, tem início, duração e fim do ciclo, que é a sua transformação em outra matéria.

        Quando falamos de Deus, devemos lembrar que ele não cuida somente do planeta Terra, pois como disse Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”, ou seja, Deus cuida dos seres da Terra e de infindáveis planetas, estrelas e outros astros cósmicos de muitos Universos e seus habitantes.

        “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, … era a luz dos homens”.

        Deus é o princípio, porque é pela eternidade a Causa primária que fornece todas as condições ao criar os infindáveis filhos, que começam simples e ignorantes (por desconhecimento) para aprenderem a usar todas as perfeitas ferramentas transmitidas pelo DNA espiritual a todos eles, que são seres espirituais.

        E se desenvolverão através da matéria, por corpos dos mais diversos tipos e características, desde mônadas primárias, indo ao humano e até angelicais e depois Espíritos puros ou Egos, que não precisam de corpos de matéria, e são seres que já adquiriram a capacidade de fazer tudo com perfeição, como Jesus.

        “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.”

        Ao nos criar Deus insere em nós um mecanismo perfeito que serve de referência para os seus filhos agirem em harmonia com as leis de Deus, a CONSCIÊNCIA, que age com perfeição, sendo o farol que ilumina os movimentos dos espíritos quando estão corporificados na matéria física ou fora dela e no estágio de evolução humano ela pode ser ouvida ou não, a depender do nosso LIVRE ARBÍTRIO.

        “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.”

        “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu”.

        Muitos ao usar seu LIVRE ARBÍTRIO o fizeram de forma a não ouvir a sua consciência, por isso o mundo ainda vive até hoje em guerras, conflitos sociais e familiares, porque ainda agem por egoísmo e orgulho. Por isso o exemplo de Jesus ficou marcado na história para nos mostrar que praticar a caridade é fundamental para o bem estar social e ter a consequente evolução espiritual.

        Obrigado pela participação

        Equipe do Blog

  5. Na resposta de 09/01/2018 a equipe do blog disse que o espírito é eterno. Mas eterno só Deus. Já o espírito é imortal.
    Um abraço fraterno.

    1. Caro Frederico,
      Quando aceitamos como lei verdadeira que “do nada, nada se tira”, e como Deus é o primeiro a aceitar suas leis, tudo necessariamente tem, como Deus, que existir de todo o sempre.
      Mas como Deus, nossa essência é imaterial, não sofrendo a injunção nem do espaço e nem do tempo.
      Logo, todos temos que ser incriados e eternos, como Deus.
      O que nos diferencia é nossa evolução, que por ser feita de matéria se submete ao tempo.

    2. Concordo com você, Deus Eterno e nós imortais. Mesmo nós, que viemos Dele, ‘que sempre existiu’ tivemos sim de ser criados, tivemos um início e uma evolução

      1. Olá Priscila,

        Podemos considerar que ficamos em um estado inerte, no fluido cósmico inteligência, coexistindo na eternidade com Deus; e aquilo que chamamos de criação de Deus, é o momento em que ele nos individualiza, e ativa em nós o DNA espiritual completo dele.

        E iremos desenvolver este DNA espiritual, pela evolução espiritual, para que possamos ser tão perfeitos e capazes quanto ele, e realizamos este trabalho desde a condição de mônada primordial, desenvolvendo incontáveis aprendizados, nos meios onde possamos trabalhar com os nossos semelhantes, até adquirir a completa sabedoria no uso deste DNA espiritual, nos tornando Deus Filho, ou seja, Deus prepara esta natural realidade à cada um dos infinitos seres que cria. E de forma bem resumida esta é a nossa evolução.

        É por isso que estamos num processo de transição para um novo ciclo da humanidade, pois são chegados os tempos, para uma compreensão mais próxima da realidade, do Deus Amor trazido por Jesus de Nazaré.

        Obrigado por participação

        Equipe do Blog

  6. Ainda tenho duvidas.
    A terra foi criada por Deus e Jesus moldou?
    Jesus criou tudo que existe na terra?
    o céu, o sol, a lua foi Deus?

    1. Após um ajuste técnico no recebimento das mensagens enviadas ao Blog, pedimos desculpas pelo retorno somente agora. A resposta será extensa, mas necessária para melhor esclarecer.
      Sheila, os planetas são formados por Espíritos na condição de Cristos.
      Jesus é o exemplo de um deles, e que é o responsável por tudo que se vincula ao planeta.
      Há também os espíritos que são responsáveis pela formação de estrelas como o Sol.
      E Deus supervisiona o trabalho dos infinitos espíritos pela eternidade.

      Obrigado e fique conosco

      Equipe do Blog

    1. Prezada Carmen,

      Após o restabelecimento da plataforma no envio das mensagens no blog, estamos felizes em contribuir com você, trazendo sólidas informações sobre a capacidade de Jesus e sua relação com nosso planeta.

      Gratos, fique conosco
      Equipe do blog

  7. Pelo que entendi, a ideia de que Jesus é o governador do planeta Terra provém de apenas uma fonte, Emmanuel. Mesmo que dentro do espiritismo e das recomendações de Kardec exista a necessidade de se considerar como uma hipótese aceitável e coerente apenas o que vem de diversas fontes diferentes, fazendo sentido e razão, confirmando o que aponta a ciência.
    Além disso, na apresentação da hipótese, o texto diz “Rezam as tradições do mundo espiritual…”. Claramente se tratando de um fato sem comprovação ou mesmo de conhecimento, valendo-se apenas de um conhecimento aparentemente passado de um para o outro, como mitos são.
    Na passagem do Apocalipse, se lido o que vem antes e depois, notarão que o Filho de Deus é um dos 7 que aparece para João. 7. Ou seja, não há apontamento de que apenas um esteja a frente de absolutamente nada.
    Dentro da Doutrina Espírita no Brasil, diversas ideias surgem e se solidificam, sem fazer sentido e nem mesmo ter coesão com conhecimentos vindos de outras fontes. O medium Chico Xavier já, entre outras coisas, informou erroneamente a existência de almas gêmeas e de que Marte estaria em um estágio evolutivo maior que o nosso.
    Divalgo divulgou amplamente a existência de crianças índigos e cristais, quando isso não encontrava respaldo na Doutrina Espírita e muito menos fazia algum sentido.

    É improvável e incoerente esperar que Jesus tenha sido um engenheiro planetário e que o planeta tenha um único governador que não seja Deus. A Gênese não sustenta isso e nem a Ciência. Os processos naturais vem das leis naturais e explicam de forma orgânica e natural a formação do planeta. Acredito que essa ideia, assim como a de que o Brasil é pátria do evangelho sejam apenas um folclore espírita. Nada além disso.

    Abs

    1. Pedro,

      Agradecemos por avaliar o artigo e apresentar seu questionamento.

      No caso temos a Ciência Espírita pela mediunidade do Chico Xavier, como agente captor da fonte de dados, fornecida por Emanuel, em 1938, sobre o fato de Jesus ser o arquiteto e engenheiro do planeta Terra.

      Mas temos também, em 1958 a publicação de um verdadeiro Tratado sobre o processo evolutivo do Universo, galáxias, estrelas, planetas e os seres habitantes do planeta Terra, apresentado pelo espírito André Luiz, com fundamentos científicos no livro “Evolução em Dois Mundos”, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira.

      No “Capítulo 1 – Fluido Cósmico”, André Luiz traz alguns detalhes sobre a formação dos astros do universo, veja apenas dois trechos:

      “…ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível…”

      “…Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em HABITAÇÕES CÓSMICAS, de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo a leis predeterminadas, quais moradias que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, por fim, de vez que o ESPÍRITO CRIADO PODE FORMAR OU COCRIAR, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade…”.

      Veja que as INTELIGÊNCIAS DIVINAS OU GLORIOSAS, às quais o André Luiz menciona, são os Espíritos da ordem Crística, que atingiram o grau de evolução em que estão aptos, a serem responsáveis na Co-criação ou criação compartilhada com Deus, formando galáxias, estrelas, planetas e satélites, manipulando fluidos cósmicos.

      E um detalhe importante: TODOS ESSES ESPÍRITOS TIVERAM UM INÍCIO DE TRABALHO, na condição de mônadas (também comentada no livro), COMO TODO SER CRIADO POR DEUS, COMO NÓS, simples e ignorantes (no sentido de desconhecimento).

      E como Deus nunca evolui, e nós, seus infinitos filhos, sim, exatamente por isso, ele afirma que Deus cria por toda eternidade.

      Pedro, isto num primeiro momento parece algo inimaginável, mas é a realidade que temos para o futuro em nossa evolução.

      Por isso Jesus, a “Inteligência Gloriosa”, nos disse que poderíamos fazer tudo o que ele faz e até mais.

      Quanto ao fato de haver erros pontuais, normal na imperfeição, QUE DEVEM SEREM CORRIGIDOS, por informação incompleta transmitida por um espírito, ou interpretação equivocada pelo animismo do médium, e mesmo avaliação inadequada durante um período sobre certos assuntos, da parte de espíritas formadores de opinião, não invalida ou faz desabar todo um edifício construído com bases sólidas na Ciência Espírita.

      Obrigado e fique conosco

      Equipe do blog

      1. Pela explicação posso entender que num dado momento todos os filhos de Deus serão Deuses?

      2. Olá Paulo,

        Sábia conclusão!

        Jesus foi quem exemplificou e explicou sobre essa realidade, que OBRIGATORIAMENTE todos nós alcançaremos: teremos as mesmas capacidades de Deus.

        Num primeiro momento pode parecer algo muito estranho, por causa das nossas limitações, entretanto evoluiremos até dominarmos os nossos atributos (qualidades) que Deus nos transmite em nosso estágio inicial como mônadas, algo semelhante á concepção humana onde recebemos uma carga genética dos pais biológicos, que será ativada á medida que crescemos.

        E esta herança genética espiritual a ser desenvolvida, terá como plenitude o domínio completo das qualidades que Deus inseriu em nos, como sementes desde a nossa criação, e esta é a maior vontade de Deus para os seu infinitos filhos, e neste momento nos tornamos DEUSES FILHOS.

        É correto que bons pais terrestres prepararem seus filhos para que andem si e produzam frutos?

        Obviamente que sim!

        Se os pais terrestres ainda imperfeitos possuem este senso de amor e cuidados por aqueles que ama, o que dirá de Deus, que não tem nenhuma vaidade ou inveja em preparar seus filhos para adquirir a mesma capacidade do Pai?

        E você poderá perguntar: O que farão estes Deuses filhos?

        Serão criadores de universos a multiversos, compartilhando este trabalho com Deus Pai.

        A Cosmologia já chegou no multiverso, e eles são infinitos. Essas moradas da Casa do Pai, conforme Jesus disse, são reais e tomaremos cada mais ciência desta realidade á medida que evoluímos.

        Apresentamos apenas de forma bem geral e resumida para onde iremos em nossa evolução.

        Iremos abordar mais sobre o assunto em outros artigos.

        Paulo, esta feliz notícia está de acordo com a Nova Era que a transição planetária está apresentando de forma objetiva para todos nós.

        Fique conosco e compartilhe esta maravilhosa realidade.

        Abraços

        Equipe do Blog

  8. Olá! Bom dia e cordiais saudações. Concordo ao dizerem que Jesus seja o criador da Terra, mas não concordo quando diz que Ele não cometeu erros. Assim como não existe meio buraco, não existe meio erro. Jesus errou sim, ao entrar no templo e se tomar por fúria – 1° erro – sair destruindo as barracas dos mercadores – 2° erro – e chicotear os mesmos – 3° erro.

    Jesus errou quando aos 12 anos foi pregar no templo sem avisar a seus pais terrenos e alí ficou por 3 dias, deixando sua mãe e sua família super preocupados. Lucas 2:41-52.

    Talvez alguém possa dizer: “mas nesta época Jesus era uma criança!” Sim, mas isto não o redime de não ter tido erro, ou uma criança não erra? Então, dizer que Jesus não teve erros é generalizar a vinda dele no planeta.

    Além disso a Bíblia diz em Gênesis 1:26 “Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança”. Sendo assim somos seres duais, assim como eles também, embora a parte mais pura seja soberana nestes Espíritos.

    Ainda na Bíblia o próprio Mestre disse: “No mundo tereis provações, mas tendes bom ânimo eu venci o mundo”. João 16:33. Quando Ele disse isso, não se afirmava ser perfeito, ao contrário, deixou claro que como qualquer homem viveu e que por ter conseguido vencer, nós também conseguimos.

    1. Elvira,

      É fundamental compreendermos que a Bíblia traz a descrição de fatos, vivências e costumes da época, escrito por várias pessoas registrando cada momento de grupos de pessoas.

      Será que hoje, podemos apedrejar uma mulher em adultério? Ou “arrancar os olhos se ele for motivo de escândalo”, que também está na Bíblia?

      Nos dois casos acima estaremos atendando contra vida e naquela época não era visto assim. Existem inúmeros casos que poderíamos citar, mas vamos ficar somente com estes.

      Se Jesus realmente tivesse agredido comerciantes no templo, estaria ensinando o perdão ao próximo? E no Calvário, onde não esboçou qualquer reação aos que o agrediram.

      O erro não está em Jesus, e sim em inúmeras descrições na Bíblia, que não podia ser contestada, sob pena de ser excomungado e até receber a pena de morte, por parte do clero católico, como algumas pessoas que foram para fogueira e sofreram outras punições indescritíveis por causa disso.

      Hoje temos a liberdade em expressar nossa opinião sem sermos condenados, como na Idade Média durante a Inquisição e podemos inclusive achar que Jesus errou, e até brigarmos com Deus por não compreendermos uma determinada situação que passamos, o que não é nenhum mal, pelo contrário significa que não os vemos como mitos e sim seres com os quais temos uma amizade sincera e parceria.

      É por isso que Jesus nunca escreveu nada, pois sabia que iriam distorcer o que pudesse escrever, por isso deixou o perfeito exemplo do amor na prática da caridade ao próximo, que jamais poderia ser alterado por erros humanos.

      Obrigado pela participação

      Equipe do Blog

Deixe um comentário